Saúde

Vacina contra HPV pode beneficiar mulheres já infectadas

Mulheres infectadas pelo vírus HPV podem se beneficiar da vacina, sem restrição de idade, conforme afirmou Mônica Levi, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), durante a 26ª Jornada Nacional de Imunizações em Recife. Atualmente, a vacina contra o HPV está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.

Vaccine or flu shot in injection needle. Doctor working with patient’s arm. Physician or nurse giving vaccination and immunity to virus, influenza or HPV with syringe. Appointment with medical expert.

Estudos recentes revelam, que mesmo mulheres adultas que já contraíram HPV podem ser beneficiadas pela vacina. A literatura médica registra mais de 200 subtipos do vírus, sendo quatro deles os principais responsáveis por causar câncer de colo de útero, ânus, vulva, vagina, pênis e orofaringe. Assim, uma pessoa infectada por um subtipo ainda pode se proteger, por meio da vacina, contra outros subtipos.

Segundo Mônica, os estudos mostram que a vacina pode reduzir as chances de reaparecimento em pessoas que já trataram lesões causadas pelo vírus.“As conclusões são que mulheres adultas permanecem sob risco de adquirir novas infecções por HPV e que as vacinas contra o vírus são seguras e eficazes também em mulheres de meia-idade”, destacou. “A vacina contra o HPV também previne e reinfecção de mulheres com infecção prévia e protege de recidivas pós-tratamento de lesões”, concluiu a presidente da SBIm.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo