Municípios

Prefeitura promove festa junina de rua, confira. 

Evento acontece de 18 a 26 de junho da Praça Municipal ao Santo Antônio Além do Carmo

Quem passar o São João na capital vai poder aproveitar o arrasta-pé no Centro Histórico de Salvador de 18 a 26 de junho. A folia vai acontecer desde a Praça Municipal até o Largo do Santo Antônio, resgatando a tradição dos festejos juninos na sua mais pura essência. O evento será realizado pelos empreendedores do Centro Histórico, através da Associação Centro Histórico Empreendedor (ACHE), e conta com o apoio da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e também de apoios da iniciativa privada.

O São João do Centro Histórico tomará conta das ruas, largos, praças, dos casarões e instituições que existem no lugar oferecendo programações em dois circuitos : o “Prá Lá de Bão”, que é completamente gratuito e o “Pra Ficá Mió”, realizado por instituições públicas e privadas, com ingressos a preços populares. Ao todo serão realizadas 165 ações gratuitas, 73 ações a preços populares, uma média de 27 eventos por dia, que envolverão 432 artistas.

Será montada a estrutura necessária para receber o público, como banheiros químicos e fraldário. O estacionamento Delta Parking cobrará tarifa única de R$20. O evento funcionará também como propulsor de renda para famílias que ali residem. Os grupos identitários estarão envolvidos. Os tambores do Pelô tocarão baião, as baianas vestirão chita e os capoeiras jogarão com chapéus de palha. 

E quem passar pelas ruas do Centro Histórico durante esses oito dias pode ainda se deparar com “Gonzagão”, que estará passeando acompanhado de um sanfoneiro, cantando, cumprimentando, saudando a todos. O saudoso “Rei do Baião” será encarnado pelo ator Vitório Emanuel, que já interpretou o grande mestre brasileiro no “O Vôo da Asa Branca”. 

A titular da Secult, Andréa Mendonça, falou da satisfação de trazer um pouco da tradição junina já conhecida do interior para capital. “Soteropolitanos e turistas vão vivenciar um verdadeiro São João, com muito arrasta-pé, comidas típicas, bandeirolas e quadrilhas,” declarou. 

Confira o que vai ser realizado No Circuito Prá lá de Bão que é completamente gratuito: 
Praça Municipal – Tenda Bem Vindo ao São Joao do Centro Histórico – onde os visitantes serão recepcionados por baianas que distribuirão fitinhas do Senhor do Bonfim gratuitamente, e pelos guias turísticos do Centro Histórico, credenciados, que ofertarão passeios e walking tours com preços tabelados. Das 10h às 17h.

Praça da Cruz Caída – Arena Arromba Chão – Apresentação de Quadrilhas de Salvador: Forró do ABC, Asa Branca, Imperatriz do Forró, Junina Capelinha, Mirim Forró do Luar e Mirim Germe da Era – 20h.

Monumento da Cruz Caída – Memorial das Baianas – Oficina Comentada de Flores de Papel – dias 21, 22 de junho, às 10h e às 15h – Oficina idealizada pelo Museu da Misericórdia, que ensina a confecção de flores de papel e sua simbologia, realizada no Memorial das Baianas. Lotação:20 pessoas por turno ( a partir de 14 anos). Inscrições: [email protected].

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *