Municípios

Sem consultar a população Conselho do Carnaval cria comissão para discutir mudança do circuito Barra-Ondina para a orla da Boca do Rio

O Conselho do Carnaval (Concar) montou uma comissão formada por arquitetos e profissionais de outras áreas para estudar a a possibilidade de mudança do circuito Barra-Ondina, um dos principais do carnaval da Bahia, para a orla do Centro de Convenções.

Orla da Boca do Rio em Salvador pode receber circuito de carnaval — Foto: Divulgação/Prefeitura de Salvador

A medida foi tomada após uma reunião do Concar com mais de 20 representantes do carnaval de Salvador, nesta quarta-feira (15). A informação foi divulgada  pelo presidente do Conselho, Joaquim Nery.

De acordo com Joaquim Nery, os estudos vão começar na próxima semana. “Houve um consenso de aspectos positivos da mudança do circuito principal para a orla de Salvador e uma comissão foi montada para fazer o estudo”, disse.

Após o estudo, o assunto deve ser discutido pelo Concar na primeira semana de julho, quando o Conselho vai decidir se apresenta ou não a proposta para a prefeitura.

Polêmica na Câmara

O presidente do Legislativo Municipal de Salvador, vereador Geraldo Júnior (MDB), afirmou que “a mudança do circuito do Carnaval passa pelo entendimento da Câmara”. A afirmação ocorreu na sessão ordinária de terça-feira (14).

O presidente Geraldo Júnior afirmou ainda que “a decisão (de mudar o circuito) não pode ser unilateral”.

O mesmo entendimento foi reforçado pelo vereador Sílvio Humberto (PSB), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Ele informou que vai pedir a realização de uma audiência pública para tratar do assunto.

Novo circuito

Circuito seguiria por quatro quilômetros da orla da Boca do Rio até o bairro de Patamares. — Foto: Reprodução/TV Bahia

O circuito seguiria por quatro quilômetros na orla de Salvador até o bairro de Patamares. Segundo a prefeitura, esse trecho deve passar por uma requalificação. A obra deve criar um grande calçadão.

A preparação para a requalificação já foi publicada no Diário Oficial do Município de quinta-feira (9) e prevê a desapropriação de um território que engloba 22 terrenos, uma área total de mais de 74 mil metros.

O novo circuito tiraria os trios e os grandes blocos do circuito Dodô, na Barra-Ondina que ficaria apenas com atrações de menor porte, como já acontece nos eventos pré-carnavalescos, como o Fuzuê e Furdunço.

A prefeitura diz que tem feito estudos sobre o novo circuito e é possível até que ele seja implantado já no próximo ano.

“A gente tem postos de saúde, toda área de segurança pública, vistoria, controle dos trios elétricos, que é feito pela prefeitura. Você tem um aparato de serviços públicos que é instalado pelo circuito, que é uma coisa que favorece o novo circuito, pelo fato de você ter um espaço bastante diluído”, disse o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo