Política
Tendência

Levantamento do g1: Em um ano, Bruno Reis cumpriu 9 das 54 promessas de campanha

Coleta de dados mostra que, durante este primeiro mandato do prefeito, quatro promessas foram cumpridas em parte e 39 ainda não foram cumpridas.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), cumpriu totalmente 9 das 54 promessas feitas durante a campanha eleitoral, em 2021, o que corresponde a 16,6% do total. Além disso, o gestor da capital baiana cumpriu parcialmente quatro promessas, o equivalente a 7,4%. Os compromissos são monitorados desde a posse.

CONFIRA OS STATUS DAS PROMESSAS DE BRUNO REIS

Não cumpriu ainda

Implantar o Programa Vida Nova

Implantar o Programa Vida Nova, que visa unir diversas políticas públicas sociais que contribuem diretamente para a melhoria das condições de vida: Promoção Social, Saúde, Educação, Trabalho, Habitação e, no caso da população negra (pretos e pardos), prioridade mínima de atendimento da ordem de 80%, equivalente à sua participação na população total. A prefeitura vai desenvolver ações voltadas para o fortalecimento de suas unidades familiares, criando condições para o seu autodesenvolvimento e sua inserção socioeconômica. Promessa consta do plano de governo.

Não cumpriu ainda

Criar a Casa da Mulher Soteropolitana

A Casa da Mulher Soteropolitana será criada a partir de um convênio da prefeitura com o governo federal. Será um centro especializado e humanizado de atendimento à mulher em situação de violência doméstica. A mulher terá acesso no centro a atividades do sistema de Justiça, abrangendo Juizado Especial, Ministério Público, Defensoria Pública e Delegacia da Mulher, além de incluir alojamento de passagem, apoio psicossocial, cuidados para os filhos e capacitação para a sua autonomia econômica. Promessa consta do plano de governo.

Não cumpriu ainda

Criar feiras de serviços ‘Caravana da Mulher’ no município

Criação das feiras de serviços ‘Caravana da Mulher’ voltadas para o atendimento às necessidades das soteropolitanas e suas famílias nos bairros mais vulneráveis da cidade.Promessa consta do plano de governo.

O QUE ACONTECEU:

As feiras de serviços ‘Caravana da Mulher’ ainda não foram feitas no município. A prefeitura informou que está em processo de licitação para aquisição de caminhão para a Caravana, por meio de convênio com o governo federal. Em 2021, o órgão ressaltou que em 1° e 21 de outubro de 2021, foram realizados na Praça da Sé, distribuições de material de orientação para o autoexame do câncer da mama e informações sobre os critérios para a realização do exame de mamografia. De 26 a 29 de outubro de 2021, foi realizada a Ação da Sala Rosa, no Shopping Center Lapa, como parte da Campanha Outubro Rosa, com a divulgação de informações sobre a saúde feminina, em especial, a prevenção do câncer de mama. Na oportunidade, foram disponibilizadas a marcação de exames em clinicas. Realizou também o Mutirão de Cidadania em 23 de outubro, no Subúrbio 360º, com o objetivo de prestar serviços jurídicos e sociais para a família – tendo como foco o suporte à mulher soteropolitana. No mutirão, foram ofertados os seguintes serviços: testes de paternidade, divórcio, dissolução de união estável, informações sobre o rastreamento do câncer de mama, distribuição de observatório da violência com aplicação de 147 questionários. Ao total foram atendidas, em média, 870 pessoas, e realizados 2.000 atendimentos, segundo a prefeitura.

Cumpriu

Instalar Central de Libras e implantar um Centro Especializado em Reabilitação

Instalação de uma Central de Libras e a implantação de um Centro Especializado em Reabilitação (CER), em Cajazeiras. O objetivo é atender aos diversos tipos de deficiência – física, auditiva, visual etc. – apoiando o atendimento e atenção necessárias em cada caso e situação.Promessa consta do plano de governo.

O QUE ACONTECEU:

A Central de Libras da prefeitura foi implantada pela Unidade de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência (Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, esportes e Lazer – Sempre) em janeiro de 2021. Já o Centro Especializado de Reabilitação está em processo de viabilização do projeto.

Em parte

Ampliar os projetos ‘Marias na Construção’, ‘SPMJ Gourmet’ e ‘Beleza Pura’

Os projetos serão ampliados com a implementação do ‘Mulher no Volante e Auto Mulher’, com vistas ao mercado de trabalho nas áreas de transporte coletivo e manutenção automotiva.Promessa consta do plano de governo.

O QUE ACONTECEU:

Os projetos ‘Marias na Construção’, ‘SPMJ Gourmet’ e ‘Beleza Pura’ foram ampliados. Segundo a prefeitura, em dezembro de 2021, foram iniciados cursos do programa ‘Beleza Pura’. Os demais programas serão iniciados no primeiro semestre de 2022. O ‘Marias na Construção’ está no C40 Cites (Cities Built for Women by Women) – fruto do C26. Foi, inclusive, produzido um vídeo que está sendo divulgado mundialmente. Em 2021 foi construído um fluxo entre a SPMJ e a SEMDEC Simm Mulher (programa que oferece empregos para mulheres). Com isso, as mulheres aprovadas nos cursos profissionalizantes terão cadastro na plataforma para a inserção no mercado de trabalho, emprego e renda. Além dos três programas, a prefeitura informou que serão acrescidos os cursos profissionalizantes: ‘Mulher no Volante’ e ‘Auto Mulher’.

Não cumpriu ainda

Criar plataforma online ‘Compre Delas’

Criação da plataforma online ‘Compre Delas’ para facilitar a comercialização de produtos e serviços desenvolvidos por mulheres soteropolitanas.Promessa consta do plano de governo.

O QUE ACONTECEU:

A plataforma online ‘Compre Delas’ ainda não foi criada. A prefeitura informou que está em processo de início de licitação para a contratação da empresa que vai criar e gerir a plataforma.

Não cumpriu ainda

Realizar feiras urbanas ‘Expomulher’

Realização de feiras urbanas ‘Expomulher’ com exposição e comercialização de produtos e serviços relacionados à economia criativa desenvolvidos por mulheres.Promessa consta do plano de governo.

O QUE ACONTECEU:

A prefeitura de Salvador ainda não realizou feiras ‘Expomulher’ na gestão do prefeito Bruno Reis. A prefeitura afirmou que, por causa da pandemia da Covid-19, foi criado um grupo de trabalho para dialogar novos formatos e espaços na área de empreendedorismo feminino e economia criativa.

Cumpriu

Implementar programa ‘Salvador Delas’

Implementação do programa ‘Salvador Delas’, um conjunto de ações para o enfrentamento da violência contra a mulher, dentre as quais: 1) instituir na prefeitura o Comitê de Enfrentamento à Violência Institucional; 2) implantar o Núcleo de Prevenção e Enfrentamento ao Feminicídio (NEF); e 3) o lançamento de campanha de enfrentamento à violência contra a mulher, com cartilha e folder. O Conselho Municipal da Mulher será vinculado à Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude. A primeira ação ocorreu no dia 29 de abril de 2021, quando foi implantado o Comitê de Enfrentamento à Violência Institucional.Promessa consta do plano de governo.

O QUE ACONTECEU:

O programa ‘Salvador Delas’ foi implantado e faz parte de um programa mais amplo, chamado ‘Alerta Salvador’. Em menos de seis meses, foram implementados o Comitê de Enfrentamento à violência Institucional, o núcleo de prevenção e enfrentamento ao feminicídio (NEF), o Programa Alerta Salvador – Juntos pela Erradicação da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Cumpriu

Implementar rede de ações integradas para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas

Implementar rede de ações integradas para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto com acompanhamento em cursos profissionalizantes e programas de aprendizagem.Promessa consta do plano de governo.

O QUE ACONTECEU:

A prefeitura informou que a rede de ações integradas para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas está em andamento e é coordenada pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer. De acordo com o órgão, as reuniões foram retomadas em dezembro de 2021, de forma virtual, com a pauta da retomada das atividades do Grupo Gestor, apresentação dos novos representantes, apresentação do perfil dos adolescentes e jovens em meio fechado e em meio aberto. A conversa teve a participação de representantes do Ministério Público, Superintendência Regional do Trabalho, Defensoria Pública, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer, Fundac, Neojibá, Projeto Axé, SENAI e SENAC.

Não cumpriu ainda

Criar o Conselho Municipal de Políticas para Drogas

Criação do Conselho Municipal de Políticas para Drogas.Promessa consta do plano de governo.

O QUE ACONTECEU:

Em fevereiro de 2021, foi apresentado um projeto de lei propondo a criação do Conselho Municipal de Atenção ao Consumo de Substâncias Psicoativas (COMAD), em substituição ao COMASP. O projeto foi contemplado no Planejamento Estratégico e encontra-se atualmente na Secretaria Municipal de Gestão, em fase de conclusão.

No primeiro ano da primeira passagem como titular da Prefeitura de Salvador, Bruno Reis ainda não cumpriu 39 promessas, o que representa 72,2% do que foi prometido. Trata-se de um acompanhamento durante a gestão. A avaliação final será feita ao término do mandato.

O levantamento, exclusivo do g1, monitora o que foi prometido pelo prefeito de Salvador, tanto no programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto em entrevistas e debates com a participação de Bruno Reis. 

Direitos Humanos e Sociais e Meio Ambiente são as áreas que tiveram mais promessas cumpridas, totalizando seis (três de cada). Já Educação e Cultura e Mobilidade Pública estão entre as áreas mais atrasadas.

Duas promessas na área da Educação e Cultura não foram avaliadas, porque elas tinham prazos determinados para os anos de 2023 e 2024.

Na página especial é possível verificar as promessas e conferir o status de cada uma delas em janeiro de 2021. No levantamento ainda é possível ver a explicação sobre cada promessa, com base nas respostas do estado e no que foi apurado pela equipe de reportagem.

Por meio de nota, a prefeitura de Salvador afirmou que discorda da avaliação e considera que mais promessas estão cumpridas ou cumpridas em parte. O g1 reforça que o levantamento se baseia em apuração feita ao longo de dois meses e em metodologia usada desde 2015 em todo o Brasil.

As informações são do portal G1.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo