
Instauração Pedro Calmon promove o IX Encontro Baiano de Arquivos Públicos, Municipais e Institucionais
[ad_1]
Durante os dias 23 e 24 de novembro, a Secretaria de Cultura (Secult-BA), por meio da Instauração Pedro Calmon (FPC) e do Registo Público do Estado da Bahia (Apeb-FPC), realizará o IX Encontro Baiano de Arquivos Públicos Municipais e Institucionais (IX Ebam+), em conjunto com a 4ª Conferência de Cultura Setorial Arquivos, Memória e História, que acontecerá no Grande Hotel da Barra. As inscrições podem ser realizadas até às 17h do dia 20 de novembro, no site www.fpc.ba.gov.br
Com a temática “Arquivos Públicos Municipais & Institucionais – Caminhos e diálogos para a construção de uma rede de cooperação entre arquivos”, o IX EBAM+ tem por objetivo erigir diálogos significativos sobre a relevância e os benefícios da transparência dos atos administrativos por meio da gestão documental, da preservação de acervos e do aproximação e uso aos documentos produzidos pela governo pública. Assim, visa certificar e proteger a memória institucional e direitos fundamentais.
Para Jorge Vieira, diretor do Registo Público do Estado da Bahia, o encontro vai potencializar e aproximar cada vez mais as ações de territorialização, disseminando os serviços do Apeb junto aos representantes de arquivos nos municípios baianos. “O Ebam+ é uma valiosa oportunidade para gestores públicos discutirem e compartilharem os desafios encontrados na gestão das informações que se organizam em arquivos correntes, intermediários e permanentes. O Registo Público do Estado da Bahia, ao longo dos anos, tem fortalecido parcerias técnicas com prefeituras, visando aprimorar a gestão e a preservação documental. Essa colaboração é fundamental para certificar direitos, ampliar o aproximação à informação e substanciar a transparência no setor público”, reforça. A programação está estruturada com uma conferência de orifício, uma mesa-redonda, uma roda de conversa,um minicurso e uma mesa com relato de experiência e boas práticas.
Manancial: Ascom/FPC



