
Empreendedores baianos celebram participação no Startup Summit 2022
O evento contou com profissionais de Salvador e Alagoinhas, dentre outros municípios
O evento de referência em inovação e tecnologia, Startup Summit 2022, promovido pelo Sebrae Bahia, que ocorreu nos dias 4 e 5 de agosto, em Florianópolis (SC), contou com empreendedores dos municípios de Salvador, Alagoinhas, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Brumado, além de agentes e técnicos do Sebrae.
O Startup Summit 2022 contou com mais de 90 palestrantes, 7 palcos com palestras simultâneas, 14 trilhas de conteúdos, feira de negócios com mais de 50 expositores e 120 startups, festival de food trucks e happy hour. A programação da missão teve ainda visitas a instituições ligadas ao ecossistema de inovação, e empresas de diversos segmentos.
“Foi uma oportunidade para todos nós termos contato com o que há de referência no ecossistema de inovação no Brasil, tendo em vista que Florianópolis representa este patamar. Considero esta missão como importante para match [negociações] e networking, e isso é muito importante também para o Sebrae. No médio e longo prazo, teremos resultados expressivos não somente para as startups participantes, como para o fomento do empreendedorismo e da inovação em nosso território”, afirmou ítalo Guanais, gestor de projetos do Sebrae Bahia.
Para o empresário Filipe Martins, fundador da Giross, startup sediada no município de Brumado, ter participado do evento por meio do Sebrae foi uma oportunidade de se conectar com o ecossistema de empreendedorismo e inovação para visualizar novas oportunidades de negócio.
“A missão da startup Summit foi fantástica. Além de termos um stand no evento, é uma gratificação imensa, pois saímos de um cidade do interior da Bahia, de 60 mil habitantes, e paramos no maior evento do Brasil entre as mais de 50 startups expositoras.”, ressalta Martins.
Outra startup baiana que expôs no evento foi a Ekoa Educação. Para Edmilson Puridade Junior, fundador e COO da startup, participar do evento junto com o seu sócio e também fundador da startup, Leonardo Barros, foi uma experiência enriquecedora tanto como empreendedor, quanto como pessoa jurídica.
O destaque baiano também vai para a empresa Salvar, que participou do Desafio Sebrae Like a Boss, principal competição de startups no país, cujo resultado foi divulgado durante o Startup Summit 2022.
Uma das novidades que animou os participantes do evento foi o lançamento do Polo de Startups do Sebrae de Santa Catarina, que apresentou também ao público o Empretec Startups, solução desenvolvida para ser direcionada, prioritariamente, a empreendedores de com este perfil.
“O seminário está direcionado tanto para startups que já estão estabelecidas, quanto para as que estão começando do zero e tenham maiores chances de sucesso. O propósito é evoluir a mentalidade do empreendedorismo, com práticas úteis nas startups e modelos de negócios inovadores e escaláveis”, afirma Eliana Brito, gestora do Empretec na Bahia.
De acordo com o gestor do Programa de Educação Empreendedora na Bahia, José Soares, a ideia de levar o grupo composto por 11 estudantes universitários participantes da missão e vencedores do Desafio Sertão Inovador, realizado em Feira de Santana, tem o objetivo de agregar conhecimento aos envolvidos, agentes e técnicos que atuam diariamente com o fomento do empreendedorismo.
“Concentramos nossos esforços para realizar essa missão, porque os participantes têm a oportunidade de acessar conteúdos atualizados sobre inovação e empreendedorismo, além de realizar conexão com pessoas e empresas de referência no universo das startups”, resumiu Soares.



